Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Após comprovação de 'bullying', jovem consegue mudar nome ao atingir maioridade civil

Publicado por Beatriz Fernandes
há 9 anos

A decisão é da 2ª Câmara de Direito Civil do TJSC, que autorizou um jovem a trocar seu prenome, após completar a maioridade civil, alegando não se identificar com o primeiro nome escolhido por seus pais, o qual lhe causa constrangimentos frequentes, por ser confundido com um prenome feminino.

Resultando enormes dissabores e problemas de ordem moral e psicológica, pela prática do "bullying".

O Ministério Público, em sede de recurso, argumentou que o pedido de alteração possuía apenas base no desconforto íntimo, no descontentamento, no mal-estar subjetivo e idiossincrasia em relação ao prenome com que o rapaz foi registrado.

Contudo, o relator entendeu que o prenome pode ser modificado se houver embasamento e motivos convincentes a alteração pretendida.

Concluiu a sentença afirmando "ao acolher a pretensão manifestada pelo registrado, tem o alcance de, acima de tudo, reprimir preceitos e conceitos retrógrados que não condizem com a realidade moderna, mormente quando balizada a solução de procedência em provas incontestáveis, a exemplo do laudo psicológico que lastreia o pedido de modificação de prenome".

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações3
  • Seguidores44
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações53
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-comprovacao-de-bullying-jovem-consegue-mudar-nome-ao-atingir-maioridade-civil/186233534

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)